Novas de São Jorge
A Direção Regional da Cultura, através do Museu Francisco de Lacerda, inaugura no dia 22 de março, pelas 20h00, a exposição temporária “Novas de São Jorge” produzida por Filipe Pinheiro de Campos.
A exposição procura retratar factos, acontecimentos e momentos do quotidiano, vividos na ilha, ou que de uma forma ou de outra tiveram impacto na vida jorgense.
De modo a concretizar o objetivo principal da exposição que se prende com a apresentação desses diferentes factos encarando-os no seu contexto histórico, local e social, procurou-se a representação dos mesmos através de periódicos jorgenses, fotografias e outros documentos, que de um modo ou outro permitissem consubstanciar as mesmas notícias.
Dentro das notícias pela qual se fez a opção enquadram-se aquelas que surgiram como mais marcantes em termos políticos, sociais, históricos, culturais e religiosos, na sua maioria relativos à ilha, não esquecendo os acontecimentos nacionais marcantes como a Implantação da República ou a Aclamação de D. Manuel II, ilustrados pelas atas camarárias do executivo velense.
Como apoio à exposição, em que os exemplares estão devidamente legendados, foi um elaborado pequeno roteiro para que se possa acompanhar a visita e que retrata de um modo mais dissecado o âmago de cada notícia e de cada fotografia, permitindo o enquadramento histórico daquela e fomentando o gosto pela nossa história comum.
A exposição ficará patente até ao dia 30 de abril de 2019.