Há Chapéus!
A Direção Regional da Cultura, através do Museu Francisco Lacerda, inaugura no dia 08 de fevereiro, pelas 20h00, a mostra expositiva “Há Chapéus!”
Os chapéus exerceram desde sempre um grande fascínio entre homens e mulheres, como símbolos sociais, culturais e identitários.
A origem do chapéu relaciona-se essencialmente com a necessidade de proteção da cabeça perante o sol e outros elementos atmosféricos. No século XX, a sua utilização exponencia -se de tal forma que o chapéu se torna num acessório de moda imprescindível. A sua utilização nos Açores era recorrente e ultrapassava profissões, géneros e estatutos sociais. O chapéu, como acessório de moda, teve um grande decréscimo e entrou em desuso nos finais do século XX.
Esta mostra expositiva transporta-nos para uma época em que o chapéu ditava o estatuto e a beleza da pessoa; olhar-se-á o chapéu para além do seu aspeto físico e debruçar-nos-emos sobre os significados que outrora desempenharam. Deste modo, com um objeto do presente, evocaremos a sua importância no passado.