Jornadas Europeias do Património 2017
No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2017 – Património e Natureza, Pessoas, Lugares e Histórias, o Museu Francisco de Lacerda propõe as seguintes atividades:
Oficina de recolha e identificação de sementes
A nossa história local é marcada por séculos de subsistência e adaptabilidade ao território e envolvente da Ilha. Neste contexto, as sementes, e a mestria com que foram trabalhadas até hoje, têm um papel crucial e são parte do património natural.
Nesta oficina vamos conhecer sementes utilizadas localmente – descobrir quais são, de onde vêm, o que produzem, quando são lançadas à terra – por aqueles que ainda as guardam de ano para ano. Visa-se o contacto com a natureza, alertar para a importância das sementes locais, a complexa história por detrás destas, sensibilizando para diferentes manifestações do nosso património.
Público-alvo: público-escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclo)
Data: 22 de setembro
Local: Instalações do Museu Francisco Lacerda
Oficina de desenho ao ar livre
O património natural da ilha de São Jorge é inspirador para quem gosta de desenhar. Nesta oficina propomos um passeio pela Vila e o encontro de recantos para dar largas à imaginação e criar desenhos que recontam histórias do território onde vivemos. Através do traço e do olhar, vamos conhecer melhor este nosso património, observando diretamente os cenários e elementos que nos rodeiam e recriando-os em desenhos únicos.
Público-alvo: jovens e adultos (> 12 anos)
Data: 23 de setembro
Local: Vários locais da Vila da Calheta
Concentração: Museu Francisco de Lacerda
Produção: Catarina Dias da Rosa