Oficinas de verão | MFL
A pensar nas férias de verão, o Museu Francisco de Lacerda preparou um conjunto de oficinas criativas para crianças e jovens. Nestas oficinas, o espaço do museu será palco para darmos largas à imaginação – cruzar curiosidade com experimentação e desencadear momentos de descoberta e aprendizagem, aliados à boa disposição do verão.
As oficinas de verão são compostas por quatro atividades e destinam-se a grupos de crianças, jovens (5 aos 14 anos) e com deficiências.
Todas as atividades estão sujeitas a marcação prévia:
295416232 // [email protected]
Oficina I - sob o efeito do sol
No pátio do museu, surgem muitas sombras. Vamos procurá-las, descobrir o que acontece sob o efeito do sol, brincar com elas e criar novas composições.
Deixamo-nos encantar por estas descobertas de luz e sombra – o pequeno transforma-se em grande, encontramos novos contornos, linhas e formatos que se alteram, e se seguirmos estas linhas, o que acontece?
Oficina II - Mobile [mobĭle (latim), móvel] com latas de atum apelando à industria conserveira.
Vamos brincar com o som e o movimento. O que estará implícito nestes? Corpos, meio, vibração e tempo? A partir de latinhas de atum, apelando à indústria conserveira, vamos criar mobiles sonoros que vão refletir o meio envolvente como um género de espelho de luz e de som.
Oficina III - Quem somos?
Nesta oficina, convidamos as crianças a retratar os seus colegas. De um lado, temos olhos atentos e mãos que desenham. Do outro, algo novo, único.
Neste momento, vamos procurar o outro, perceber diferenças e semelhanças e encontrar a beleza de ambas, partilhando impressões e construindo vínculos entre nós.
Oficina IV - A natureza que dá tinta
No nosso acervo, encontramos cores que têm origem na natureza. Nesta oficina, voltamos a ela para procurar e criar cores. Com plantas e alimentos, que encontramos nas nossas casas, vamos preparar tintas naturais: manipular, explorar e descobrir novas possibilidades ao visualizar as cores, cheiros e texturas que se formam.