Conservas de Portugal - Museu Digital da Indústria Conserveira
Visite o Museu Conservas de Portugal!
O Museu Francisco de Lacerda tem o gosto de anunciar uma nova parceria com o Museu Conservas de Portugal - Museu Digital da Indústria Conserveira.
Na sequência da construção da nova museologia e museografia do futuro núcleo sobre a indústria conserveira açoriana, o Museu Francisco de Lacerda encontrou no Can the Can um parceiro fundamental e imprescindível na investigação e recolha de informação, nomeadamente sobre fábricas, objetos e material gráfico utilizado nesta indústria.
Enquanto aguardamos impacientemente a execução da futura museografia, recordamos e agradecemos publicamente esta parceria, que não finda aqui. No futuro, o Museu Francisco de Lacerda estará devidamente representado no Museu Conservas de Portugal a par de todos os museus portugueses que se dedicam à temática da conserva.
Nas palavras de Victor Vicente:
“O museu digital MUSEU CONSERVAS DE PORTUGAL é um projecto, sem fins lucrativos, criado pelo CAN THE CAN em 2020, tendo resultado do trabalho de investigação da história da indústria conserveira em Portugal, realizado desde 2012 e apresentado no site www.canthecan.net.
Tem como missão estudar, proteger e preservar o património material e imaterial de todos os temas e áreas relacionadas com a indústria conserveira, e através desse trabalho contribuir para promover e divulgar a sua história.
O Museu Digital da Indústria Conserveira é um projeto abrangente, criado para garantir a divulgação do espólio museológico existente nos vários museus portugueses sobre a indústria conserveira, mas também coleções de particulares e espólios de instituições públicas e privadas.
Pretende-se que o museu digital seja uma plataforma cultural, com um serviço inovador e de qualidade, tornando-se uma referência internacional no âmbito da temática da indústria conserveira, do mar e de museus digitais.
FUNÇÕES E OBJECTIVOS
· Introdução da temática da indústria conserveira, transversal a todo o território regional, nacional e internacional.
· Identificação, documentação e estudo de bens culturais.
· Incorporação com vista à salvaguarda do património cultural móvel e/ou ao enriquecimento das suas coleções.
· Recolha, levantamento e registo de património - Pesquisa bibliográfica; Pesquisa documental; Pesquisa de campo;
· Inventariação e estudo das coleções;
· Conservação preventiva das coleções;
· Investigar – Fazer/promover estudos, inventários e pesquisas sobre as temáticas das exposições.
· Exposições temáticas, com programação regular, de carácter temporário, on line;
· Serviço educativo e de investigação.
· Divulgar, através deste projeto, os resultados das pesquisas efetuadas e sua disponibilização 365x24h do seu acervo bibliográfico, centro de documentação e imagens.
· Participação em cursos, simpósios, palestras, workshops
· Serviço de divulgação e promoção de museus nacionais relacionados com a indústria conserveira e o mar, das suas exposições, com o objectivo de atrair público aos mesmos.
· Colaborar com estas instituições no sentido de colaborar em investigação, partilha de informação, disponibilização de espólio do MUSEU CONSERVAS DE PORTUGAL para exposições temporárias."