Dia Internacional dos Museus - “100 anos da Aviação Naval”
A Direção Regional da Cultura, através do Museu Francisco de Lacerda, apresentará ao público a partir do dia 19 de maio a exposição "Os 100 anos da Aviação Naval”.
A Aviação Naval, componente aérea da Marinha Portuguesa, conheceu intensa atividade ao longo da sua existência, prestando relevantes serviços ao país, tendo contribuído ainda para o reconhecimento de Portugal nos anais dos grandes feitos da aeronáutica mundial.
O Serviço e Escola de Aviação da Armada foi criado em 28 de setembro de 1917, sendo que a atividade operacional teve início a 14 de dezembro desse mesmo ano na Doca do Bom Sucesso – a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa, de onde partiram alguns dos mais significativos e heroicos raids aéreos da História da Aviação. A primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922, efetuada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho foi um desses acontecimentos marcantes da aeronáutica mundial.
Esta exposição recorda os 100 da aviação naval, o papel determinante da Região Autónoma dos Açores, dado que no dia 20 de março de 1919 foi publicado o decreto que criou o Centro de Aviação Marítima dos Açores, bem como ainda a figura do primeiro piloto de aviação naval açoriano, Adolfo Trindade.
Colaboração: Comando da Zona Marítima dos Açores